EQUIPAMENTOS
Os 500 Gil que os personagens recebem durante a criação de personagem é apenas o topo do iceberg. Depois disso, eles ainda terão dinheiro para se armarem contra os perigos que os aguardam em suas jornadas. esse tópico engloba as partes mais importantes dos equipamentos de um personagem, desde a espada mais simples até a mais fina armadura, e muito além.
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS
Apesar da ideia desse tópico ser para detalhar os vários tipos de bens materiais, existem algumas considerações fundamentais, para ambos os jogadores e Narradores, que lidam com aquisição, manutenção e uso de equipamentos. As partes a seguir servem como introdução primária para as bases mais cruciais, sendo que aqui apresentará mais informações adicionais.
MOEDA CORRENTE
O Gil (G) é a moeda corrente padrão do universo de Isekai Fantasy. Excetuando inflação, um único e simples Gil não é nada mais que um troco no bolso; 70 Gil compra uma requintada refeição para uma pessoa, 300 mil uma linda casa de frente para o mar. Os preços, entretanto, variam consideravelmente de continente para continente, e até mesmo de região para região, de acordo com a demanda de escassez e a prosperidade local. O valor de cada moeda costuma variar de lugar para lugar, mas tipicamente existem em unidades de 1, 5, 10, 25, 100 e 500 Gil, isso para simplificar transações e diminuir a quantidade de moedas que o personagem deve carregar consigo. Países e nações costumam possuir seu próprio valor da moeda, e que podem vir a possuir outros nomes no país, mas no fim do dia, um Gil é apenas um Gil: leve para carregar, fácil de gastar e rapidamente aceito em qualquer lugar do mundo. Este último é devido à própria composição do Gil. Tradicionalmente, um simples Gil é feito de puro ouro e o nome “Gil” em si apenas virou uma tradição. O passar dos tempos e o aumento da população podem forçar o governo a reduzir o valor, e acabam substituindo o material escasso com metais mais comuns como bronze e prata. Papéis de conta também estão aumentando em popularidade como uma alternativa considerável para as inconvenientes moedas. Onde essas mudanças ocorreram, elas geralmente foram feitas em escalas globais, assegurando continuidade e aceitação da vigente moeda.
COMPRANDO EQUIPAMENTOS
É obvio demais que um jogador não poderá simplesmente entrar em uma loja de armas e adquirir uma dúzia de Excaliburs – a Disponibilidade do Equipamento interfere muito na hora da aquisição. Certos tipos de equipamentos serão mais ou menos comuns que outros, isso devido ao material, um processo complexo de fabricação ou simplesmente devido à limitações técnicas. Por exemplo, uma simples Espada Longa pode ser facilmente adquirida em qualquer loja de armas, mas a lendária espada Masamune só poderia ser encontrada na caverna mais profunda e perigosa da terra, não importa quanto dinheiro o personagem esteja disposto a pagar por ela. Para representar isso, cada equipamento listado nas próximas páginas possui uma informação denominada Índice de Disponibilidade, ou simplesmente Disponibilidade, que irá variar de 1 a 100. Isso oferece uma maneira conveniente e fácil de determinar comparativamente a raridade entre os diversos itens.
Para os Narradores, Índices de Disponibilidade são tidos como atalhos para mercadores e lojas de comércio – aqui discutirá mais sobre isto em detalhes
ARTEFATOS E LENDÁRIOS
Enquanto a maioria dos equipamentos dos jogadores poderá ser comprada em qualquer venda normal das cidades, os melhores itens darão um trabalho muito maior para serem adquiridos. Esses esforços geralmente envolvem confrontos com o rei dos demônios, ou uma traiçoeira ruína antiga lotada de monstros ou talvez encontrar um player ferreiro que teve os dados certos no momento certo.
Equipamentos desses tipos são denotados através de dois códigos de Disponibilidade especiais: Artefato e Lendário. Artefatos são itens extremamente raros, geralmente criados através de técnicas muito antigas ou por raças esquecidas. Embora sejam difíceis de serem copiados, eles foram produzidos em alguns números no passado. Como resultado, personagens podem obter vários deles, embora o “Possa” nem sempre signifique “Irá”.
Um degrau acima destes estão os itens Lendários. Estes são realmente relíquias do seu tipo e geralmente se tornaram lendários. Como o próprio nome diz os jogadores somente poderão encontrar um único desse item em todo o mundo.
TIERS DOS EQUIPAMENTOS
Além do Índice de Disponibilidade, cada item e peça de equipamento apresentados neste tópico também possui um Tier (de Equipamento) variando de 1 até 10. O Tier do Equipamento mede a raridade geral de um item – quanto maior o Tier, mais raro será o item. Artefatos são sempre itens de Tier 9; enquanto os Lendários sempre terão Tier 10. Tiers são dados essencialmente com o fim de beneficiar os Narradores, ajudando-os a controlarem mais facilmente os itens e equipamentos de seus jogadores – veja aqui para mais detalhes.
VENDENDO EQUIPAMENTOS
Conforme os personagens evoluem para equipamentos melhores, eles podem desejar vender os seus antigos para mercadores. Estes, geralmente irão pagar em torno de 50% do preço real de venda do item, arredondado para baixo; embora isso possa ser ajustado de acordo com o uso e estrago do equipamento, além de outros fatores que o Narrador possa julgar adequados. Por exemplo, um equipamento que foi comprado por 3200 G, poderia apresentar um valor máximo de revenda de 1600 G, desde que ele ainda esteja em boas condições. Importante salientar que os comerciantes comuns não irão comprar Artefatos e raramente Lendários, já que poucos deles terão os recursos financeiros suficientes para bancar o preço que eles podem valer, é por isso que personagens não podem tentar vendê-los facilmente em qualquer lugar.
CARREGANDO EQUIPAMENTOS
Para simplificar o processo de carregar equipamentos, todos os personagens possuem 8 espaços básicos de equipamentos, chamados “Slots”, que podem ser ocupados por diversos itens que se adequam àquele tipo de Slot. Em termos de jogo, tais itens estarão sendo equipados, e permitem que o personagem se beneficie de qualquer e todas as propriedades que o equipamento possa vir a oferecer. Qual Slot o equipamento ocupa quando equipado será citado posteriormente, junto com os itens.
Slot para Arma: A mão direita ou esquerda do personagem, dependendo de sua preferência. Pode ser usado para equipar uma arma de longo alcance ou uma de ataque corpo-a-corpo.
Slot para Escudo: A mão livre do personagem, usado por alguns Jobs para manusear um escudo. No caso de armas de duas mãos, este slot será ocupado por ela, assim como a de Armas. Personagens com a Perícia Duas Armas podem equipar uma segunda arma neste Slot.
Slot para Corpo: O espaço destinado para equipar a proteção para o corpo do personagem, como armaduras, cotas ou mantos
Slot para Cabeça: Onde será possível equipar algum tipo de proteção para a cabeça do personagem, como um chapéu ou elmo.
Slot para Mãos: As mãos e/ou punhos; usado para equipar luvas e braceletes.
Slot para Acessório: Um espaço para anéis encantados, medalhões, botas e outros itens que se encaixem na categoria. Um personagem pode equipar apenas um Acessório nesse Slot.
Slot para Inventário: Todos os outros itens que o personagem possui em seus bolsos ou bolsas, inclusive armas e armaduras não utilizadas. Tecnicamente, este Slot possui uma capacidade ilimitada, agindo como um tipo de buraco dimensional no qual itens podem ser pegos a qualquer momento, até mesmo durante as batalhas.