Magia
A Magia é uma parte fundamental e natural do mundo, manifestando-se em todas as coisas animadas e inanimadas. O fluxo da energia mágica, ou mana, é essencial para o bem estar do mundo todo; somente enquanto os poderes dos elementos permanecerem livres é que o vento poderá continuar soprando, a terra continuará fértil e o ciclo de vida e morte continuará. Todos os habitantes do mundo, conscientes disto ou não, possuem uma pequena parte desta força em si; com treinamento, ela pode ser transformada em uma arma mais poderosa do que qualquer lâmina ou músculo, mais devastadora do que qualquer tecnologia, porém de mais difícil acesso. A maioria dos mundos contém pelo menos um grau de “antecedente mágico” – mana o suficiente para sustentar a vida e o próprio mundo, mas somente uma pequena parcela de energia para pemitir que se lancem magias. A existência de Magos depende exclusivamente da presença de objetos que reforçam o nível de magia natural a um ponto onde ela pode ser ativamente trabalhada.
MAGICITE
Descobriu-se que certos tipos de itens cristalinos possuem certa ligação com o fluxo da mana, sendo capazes de armazenar, e até mesmo amplificar, as força elementais naturais. Estes cristais são conhecidos como Magicites e variam tanto no tamanho quanto no poder. Nos menores, o magicite não é nada mais que um pequeno pó mágico microscópico preso em grandes formações rochosas, que gera efeitos incomuns devido a mana em seu interior. Uma pedra com uma quantidade considerável de energia de Fogo, por exemplo, geraria uma sensação de calor ao toque, apesar de seus usos para magia serem quase que nulos. No entanto, fomações gigantescas de Magicite como os Quatro Cristais Lendários, são fontes de magia sem comparação, capazes tanto de erguer quanto destruir nações.
Magicites podem ser usados para um vasto número de propósitos, desde fornecer energia para máquinas até servir para fertilizar o solo. A maioria dos Equipamentos mágicos é construída imbuindo a energia liberada pela destruição de fragmentos de magicite em um item durante seu processo de criação. As armas e armaduras mais poderosas podem ser feitos de puro magicite capaz de absorver e canalizar quantias significativas de poder mágico.
ITENS DE BATALHA
A maioria das criaturas tem uma pequena quantia de magicite em seu próprio corpo, permitindo assim que eles canalizem a magia em benefício próprio. Ao morrerem, parte da energia mágica que percorre o corpo da criatura pode escorrer e se tornar magicite; partes da criatura com alta concentração de magicite podem ser utilizadas para fabricar itens de batalha. Tais magias “congeladas” são mais comuns nos restos de criaturas de origem arcana, como os Bombs; praticamente qualquer fragmento de seus corpos pode ser utilizado para liberar pequenas fagulhas de magia ofensiva quando nas mãos certas.
ECOLOGIA DA MAGIA
Assim como sustenta a vida, a magia às vezes cria sua própria ecologia, abrangendo desde espíritos da natureza que se assemelham à animais até os elementais primitivos, criaturas nascidas de grandes concentrações de energia elemental proveniente de um local. A forma mais evoluída desses totens são os Summons, conhecidos por muitos nomes diferentes através do universo; tais criaturas habitam planos de puro poder conectados a um mundo apenas por tênues ligações, e são trazidas ao plano material através dos talentos persuasivos de Summoners. O ambiente também interage com o fluxo de magia bruta. Ressoando aonde os elementos são mais comuns. O calor de um vulcão, por exemplo, pode atrair um grande fluxo de energia do Elemento Fogo, criando um reservatório de mana favorável às criaturas arcanas e lançadores de magia. Do mesmo modo, um raio que caiu durante uma forte tempestade elétrica atrai energia do Elemento Eletricidade e uma chuva torrencial com certeza concentrará muito poder do Elemento Água. Para aqueles que confiam no poder dos elementos, levar em consideração o ambiente ao seu redor é um fator importante para a eficácia do uso dessas energias.
LANÇADORES DE MAGIA
Manipuladores ativos dos poderes mágicos variam muito em tamanho, forma e extensão. Com treino suficiente e disciplina física, os Guerreiros podem canalizar o fluxo de energia elemental em suas técnicas; para eles, esta força é conhecida como ‘chi’ e representa muito de seu poder nas batalhas. Entretanto, tais aplicações são fixas, dependendo muito mais da aptidão física do guerreiro do que de seu entendimento sobre a base mágica dentro de si. Um Mago verdadeiro pode modelar e focalizar o fluxo da magia e gerar formas físicas visíveis: como nuvens negras, brisas congelantes, tempestades assustadoras ou rajadas de fogo.
O procedimento para se lançar uma magia depende do poder e da experiência do mago em questão. Os iniciantes confiam cegamente em encantos repletos de efeitos vocais para focalizar o poder necessário para liberar uma de suas Magias, enquanto os mais avançados podem invocar magia com nada mais do que um simples gesto com as mãos. Uma vez preparadas, todas as magias podem ser ativadas com um comando vocal – geralmente o nome da própria magia como “Cura!” – ou um comando mais grandioso, como “Estrela de Fogo, desperte e nos traga seu julgamento! Firaga!” Tais pronunciamentos valem mais como intimidação do que por praticidade. Em ambos os casos os resultados são os mesmos.
Lançar uma magia gera também um aspecto visual: a mana é atraída do ambiente para o lançador e imediatamente toma forma de pequenas particulas de luz antes de ser absorvida pelo corpo do lançador. A visibilidade destes efeitos depende do poder do lançador, e da quantidade de mana necessária para se lançar à magia; Magos particularmente habilidosos podem disfarçar estes ‘sinais de mana’ para tornar mesmo magias de alta intensidade praticamente invisíveis.
OS ELEMENTOS DA MAGIA
A classificação da magia vem ocupando os estudiosos por séculos. Mesmo hoje o menor dos detalhes pode ser combustível para discussões consideráveis. Certos aspectos, entretanto, são considerados como aceitos por todo mundo. Dentre eles está o fato de que a Mana é o alicerce base da magia. Além disso, diversificada e refinada, a mana bruta pode ser utilizada para gerar uma grande variedade de efeitos úteis e nocivos. A partir disso, toda magia pode ser separada em três grandes grupos de forças: Elemental, Cósmica e Vida. As forças Elementais são às vezes chamadas de “forças naturais”, devido ao fato que elas são intrinsecamente ligadas aos fenômenos naturais. Os mais comuns destes envolvem os quatro elementos básicos: Terra, Fogo, Vento e Água – e que podem ser combinados para formar os “para-elementos” Eletricidade e Gelo. A estes são adicionados: Bio, Luz e Trevas. A inclusão dos dois últimos é uma problemática para aqueles que os vêem como forças sobrenaturais e não mundanas. Como resultado, em muitos lugares eles não serão considerados elementos, e são simplesmente excluídos desta lista. O conjunto destes nove: Terra, Fogo, Ar, Água, Eletricidade, Gelo, Bio, Luz e Trevas – são chamados de Elementos de Combate; magias que focalizam o seu poder mais em ferir e destruir do que qualquer outra coisa. Fora do domínio dos elementos se encontra a força do Cosmos; Seus componentes são Time (Tempo) e Gravity (Gravidade), a distorção do que forma a base dos curiosos poderes dos Magos do Tempo. Em muitos casos, o resultado final é uma maneira diferente de realizar aquilo que a magia elemental realizaria mais facilmente em mãos treinadas; ao invés de lançar uma bola de fogo, um Mago do Tempo distorcerá as forças do Tempo e invocará uma chuva de cometas de um passado longínquo, o suficiente para bombardear seus oponentes.
O componente final do espectro da magia é uma outra força abrangente, Vida, que concede o poder sobre o ciclo de vida e morte e a migração das almas. Embora não seja completamente uma coisa mágica, sua interação com a magia bruta permite aos Magos Brancos e outros praticantes da cura utilizà-la da mesma maneira que suas contrapartes elementais. Como resultado, sua inclusão como uma escola de magia ainda permanece como um ponto a ser discutido.